1. SÍNTESE SOBRE O CURSO

Apresenta-se uma estrutura curricular construída com o intuito de possibilitar aos estudantes uma formação abrangente e humana, capaz de promover a associação entre conhecimento teórico e prática profissional, a partir de atividades que visem à construção de práticas pedagógicas que direcionem o estudante em formação a empenhar-se pelo bem comum, diagnosticar problemas e criar estratégias de intervenção viáveis no cenário em que atua.

O curso de Bacharelado em Psicologia terá como meta formar profissionais com competências e habilidades que compreendem dimensões cognitivas (raciocínio/memória), afetivas (sentimentos e emoções), psicossociais, psicomotoras (condicionamento/habilidades) e éticas (valores, atitudes). Implica uma dimensão cognitiva, afetiva, orgânica/psicomotora, psicossocial e ética, além da dimensão
relativa à formação para a cidadania e a solidariedade, em complementação à dimensão técnicocientífica.

2. OBJETIVO

O Curso de Bacharelado em Psicologia da FADIMAB tem como objetivo geral formar psicólogos integrados e empenhados com a realidade sociocultural contemporânea, éticos e cônscios de sua cidadania, promovendo o desenvolvimento humano, favorecendo a estruturação de uma sociedade mais humana, justa e democrática. Propõe a Formação do Psicólogo, priorizando a inter-relação entre a produção, a construção do conhecimento e a prática profissional. Devendo estes profissionais estar habilitados a compreender as múltiplas referências teóricas que visam captar a complexidade do fenômeno psicológico em sua interface com os fenômenos biológicos, sociais e culturais. Propõe-se assim, assegurar uma formação básica e sólida aos graduandos de Psicologia no que se refere à compreensão de processos psicológicos fundamentais; de métodos e técnicas envolvidas na pesquisa e na prática profissional do psicólogo; e de diferentes abordagens teórico-metodológicas coexistentes no atual momento de edificação do saber psicológico.

2.1 Objetivos específicos

Divulgar o conhecimento produzido no Brasil e no exterior, objetivando uma formação atualizada do psicólogo;

Favorecer a participação do estudante em atividades de pesquisa e extensão;
Tornar possível desde o início do curso a inserção do aluno em atividades práticas do psicólogo, sob a supervisão e orientação de profissionais e professores;

Colocar ao alcance do aluno a possibilidade de observar, planejar e realizar pesquisa e intervenção o mais próximo possível das áreas de seus interesses;

Incitar o aprofundamento teórico, o planejamento empírico, a realização de pesquisas e a defesa de pontos de vista a partir de balizamentos teórico-empíricos, condizentes com uma atitude reflexiva diante de achados investigativos ou de resultados interventivos;

Favorecer a formação do psicólogo para atuar em equipes inter ou multiprofissionais articulando o conhecimento específico da psicologia aos problemas sociais, culturais, econômicos e políticos do país.

3. PERFIL PROFISSIONAL

O Curso de Bacharelado em Psicologia da FADIMAB tem como finalidade implementar uma formação profissional empenhada com a formação acadêmica, a construção/produção de conhecimento, e com as necessárias mudanças sociais, viabilizando reflexões críticas acerca das práticas profissionais e da Psicologia científica, levando-se em consideração a multiplicidade de objetos e de referenciais teóricos e abordagens metodológicas.

Almeja-se que o egresso do curso de graduação em Psicologia possa agregar ao conjunto de seus valores, ao longo do curso, habilidades, competências, conhecimentos e um acervo de experiências significativas de crescimento e amadurecimento intelectual advindos de seu percurso nas diversas atividades ofertadas. Pretende-se também que ele seja capaz de desenvolver a sua prática profissional em consonância com as questões emergentes no âmbito regional, nacional e internacional buscando uma integração dos diversos fenômeno psicológicos.

Sendo assim, o Psicólogo terá um perfil de profissional capaz de lidar com os conteúdos da Psicologia enquanto campo de conhecimento, empreendendo uma prática generalista, transformadora e crítica, reconhecendo as demandas de intervenções psicológicas oriundas do momento contemporâneo, e propondo possibilidades de intervenções que atendam a essas demandas e promovam saúde (bem-estar biopsicossocial).

 

REQUISITOS PARA ACESSAR O CURSO
  • Processo de ingresso: O ingresso ao Curso de Bacharelado em Psicologia ocorre, regularmente, através do vestibular, com duas entradas semestrais de 50 estudantes. Outras formas de ingressos são: pela nota do ENEM; por transferência; por processo seletivo para vagas residuais, quando existentes; portadores de diploma devidamente reconhecido; e, por programas de intercâmbio internacional (em implantação).
  • Carga horária e créditos: Carga horária total de 4.440 (quatro mil, quatrocentos e quarenta) horas aulas, com 296 (duzentos e nove e seis) créditos
  • Período de integralização: O aluno integralizará o Curso no período mínimo de 5 (cinco) anos, 10 (dez) semestre, e máximo de 9 (nove) anos, 18 (dezoito) semestres.
  • Turno: Noturno
  • Coordenadora: Dra. Maria Renata Florêncio de Azevedo