1. SÍNTESE SOBRE O CURSO

Capacidade teórica e prática para atuar com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio são os profissionais que terão ao se graduar no Curso de Licenciatura em Matemática da FADIMAB. O curso está formulado de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e as Diretrizes Curriculares para a Formação de Professores da Educação Básica – Resolução CNE/CP nº 02/2019, de 20/12/2019.

O curso pretende assegurar aos licenciados uma formação inicial, obedecendo ao princípio de universalidade do conhecimento, alicerçado numa sólida base humanística, ética e democrática. Na direção da formação universal, o currículo do curso de Licenciatura em Matemática da FADIMAB abre espaço para as seguintes atividades: de extensão, de estágio supervisionado e de práticas pedagógicas.

As Atividades de Extensão tem por finalidade oferecer ao licenciando um processo educativo, cultural e científico que se articula com o ensino e a investigação de forma indissociável, viabilizando a relação transformadora entre a Instituição e a sociedade.

Os Estágios Supervisionados e as Práticas Pedagógicas são instrumentos por meio dos quais se dá a inserção do licenciando nas escolas de ensino fundamental e médio. O aluno estagiário, assistido por um professor supervisor, desenvolve atividades pedagógicas, trabalhando de forma crítica e mantendo um diálogo permanente com as pessoas envolvidas no estágio. Este processo interativo, rico em alimento para a pesquisa em educação, tem como fruto imediato o aperfeiçoamento da Escola e da Faculdade e, consequentemente, da Educação.

A distribuição das cargas horárias assegura, além do desenvolvimento de habilidades específicas, aquela de domínio essencial dos instrumentos tecnológicos, sobretudo no manuseio da informática, objetivando não só apoio aos saberes específicos, mas também à comunicação social e cultural.

O currículo do curso de Licenciatura em Matemática também tem por referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC-Educação Básica), visando o desenvolvimento, pelo licenciando, das competências necessárias a atuação desse futuro profissional nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio (etapas da Educação Básica), bem como das aprendizagens essenciais a serem garantidas aos estudantes, quanto aos aspectos intelectual, físico, cultural, social e emocional de sua formação, tendo como perspectiva o desenvolvimento pleno das pessoas, visando à Educação Integral, conforme art. 2º da resolução supracitada.

O curso de Licenciatura em Matemática da FADIMAB tem sua relevância estratégica não só para formação do público da cidade de Goiana que se tornou um polo industrial nos últimos anos, mas para toda a Região em seu entorno, atendendo uma demanda significativa de profissionais da educação qualificados na área de Matemática, que ainda se verifica nas escolas de Ensino Básico das redes municipal, estadual e particular, da Região.

2. EQUIPE DOCENTE DO CURSO
 

NOME: Jorge Alexandre Cardoso do Nascimento
Graduação: 
Licenciado em Matemática aplicada à investigação operacional pela Universidade Nova de
Lisboa em 2000. Licenciado em Matemática aplicada à educação pela Universidade Nova de Lisboa em 2005.
Pós-Graduação:
Mestre em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba em 2015.
Doutorem Matemática pela Universidade Federal da Paraíba em 2019.
NOME: Anderson Douglas Pereira Rodrigues da Silva
Graduação:
Licenciado em Matemática pela FADIMAB em 2010.
Licenciado em Pedagogia pela FAEL em 2021.
Pós-Graduação:
Especialização em Ensino de Matemática pela FADIMAB em 2013.
Especialização em Metodologias em EAD pela UNINASSAU em 2019.
Especialização em Libras pela FAEL em 2021.
Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco em 2016.
Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco em 2019.
NOME: Belkyria Gulard Galvão 
Graduação:
Licenciada em Letras pela Fundação de Ensino Superior de Olinda em 1987.
Pós-Graduação:
Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Fundação de Ensino Superior de Olinda em 1990.
Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Portuguesa pela Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão em 1996.
Mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba em 2002.
NOME: Maria Cristina Camarotti da Silva Bastos 
Graduação:
Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP em 1979.
Pós-Graduação:
Especialização em Administração Escolar e Planejamento Educacional pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE em 1999.
Especialização em Psicopedagogia pela Universidade de Pernambuco –UPE em 2001.
Especialização em Educação, Desenvolvimento e Políticas Educativas pela Universidade usófona de Humanidades e Tecnologia, ULHT, Lisboa – Portugal – ULHT em 2003.
Mestrado em Linguística e Ensino pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB – PB em 2015
NOME: Iran Rodrigues de Oliveira
Graduação:
Licenciado em Ciências com Habilitação em Matemática pela Faculdade de Formação de Professores de Goiana em 1998.
Pós-Graduação:
Especialização em Fundamentos e Ensino de Matemática pela Faculdade de Formação de Professores de Goiana em 1999.
Mestre em Biometria pela Universidade Federal Rural de Pernambuco em 2008.
Doutor em Engenharia de Processos pela Universidade Federal de Campina Grande em 2014.
NOME: Marcos Antônio da Costa Vieira
Graduação:
Graduado em Química Industrial pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB, em 1985.
Pós-Graduação:
Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP, em 1998.
NOME: Maria Inês da Silva 
Graduação:
Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco em 1992.
Pós-Graduação:
Mestrado em Biologia Animal pela Universidade Federal de Pernambuco em 1998
NOME: Simão Rosembaum
Graduação:
Graduado em Licenciatura Plena em Ciências com Habilitação em Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco em 1986.
Pós-Graduação:
Mestre em Filosofia – Área de Lógica, pela Universidade Federal da Paraíba em 1998.
NOME: Thiago de Oliveira Reis Marques Freire
Graduação:
Licenciatura em História pela Universidade Católica de Pernambuco em 2001.
Pós-Graduação:
Especialização em Ensino de História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco em 2003. Mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco em 2006.
NOME: Vera Lúcia Araújo da Silva
Graduação:
Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba em 1990.
Pós-Graduação:
Mestrado em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba em 1996.
NOME: Anair Silva Lins e Mello 
Graduação:
Graduação em Psicologia Clínica pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1987), e em Pedagogia pela Faculdade Frassinetti do Recife (1992)
Pós-Graduação:
Doutora em Psicologia Aplicada pela Universidade do Minho, localizada em Gualtar/Braga/Portugal. Bolsista Capes (2017).
Mestre em Ciência da Educação, pela Universidad Autônoma de Asunción (julho de 2006).
Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Católica de Pernambuco em 1992;
Especialista Capacitação Pedagógica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco em 1990
NOME: Ângela Ninfa Mendes de Andrade Cabral. 
Graduação:
Graduação em pedagogia pela Universidade de Pernambuco (2004).
Pós-Graduação:
Doutoranda em Educação pela UFPE;
Mestra em Educação pela Universidade Federal da Paraíba em 2013;
Especialista em Avaliação do Processo Ensino Aprendizagem em 2010.

 

 

3. OBJETIVOS DO CURSO

OBJETIVO GERAL

Formar o professor para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio é o objetivo primeiro do Curso de Licenciatura em Matemática. O profissional deve estar preparado para interferir positivamente no Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano e no Ensino Médio, na vida escolar e na comunidade onde atuará. Na sua formação destaca-se a preocupação com: uma visão crítica e ampla do mundo, hoje em profundas e rápidas mudanças; com a formação ética, estética e cidadã; com o domínio de novas metodologias e técnicas educativas, adequadas à formação do educando, tendo em vista as novas competências exigidas pela sociedade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

As propostas pedagógicas do Curso de Licenciatura em Matemática da FADIMAB são inspiradas nos princípios éticos, políticos e estéticos, já declarados em Pareceres e Resoluções da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação a respeito à Base Nacional Comum Curricular para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, tendo como objetivos específicos de preparar professores capazes de:

    • Desenvolver competências para assumir as novas atribuições estabelecidas para os professores as quais transcendem o exercício da docência e se ampliam com a participação no coletivo escolar, na elaboração do projeto pedagógico, avaliação dos resultados institucionais e reflexão sobre esses resultados, de modo a intervir para modificá-los, quando for o caso.
    • Formar uma visão crítica da Matemática que avaliar livros textos, a estruturação de cursos e tópicos de ensino, expressando-se sempre com clareza, precisão e objetividade.
    • Desenvolver uma visão abrangente do papel do educador, capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares, utilizando os conhecimentos matemáticos para a compreensão do mundo que o cerca.
    • Dominar os conteúdos a serem ministrados, dos fundamentos da educação, das etapas e características do desenvolvimento cognitivo dos alunos, da natureza do processo de aprendizagem e de socialização dos alunos, além de dominar as metodologias que permitam facilitar a construção do conhecimento.
    • Proporcionar uma postura investigativa e reflexiva, transformando a própria prática em objeto de análise, além de capacidade de resolver problemas em sala de aula, o que inclui, necessariamente, a capacidade de enfrentar desafios e o imprevisto.
    • Respeitar os princípios básicos éticos, estéticos e políticos, pressupondo a compreensão da realidade cultural e social dos alunos, o respeito ao pluralismo e o repúdio a qualquer forma de discriminação.
    • Refletir com os professores (participantes do Curso), o processo de diferentes formas de avaliação, através de prática pedagógica, considerando a individualidade do aluno e a realidade social e, também, atualizar e qualificar o profissional docente diante das mudanças propostas pela nova LDB e pela Base Nacional Comum Curricular, para renovar e inovar o processo avaliativo.
    • Desenvolver práticas educativas que contemplem o modo singular de inserção dos professores – alunos e dos estudantes da escola campo de estudo no mundo social, considerando abordagens condizentes com suas identidades e o exercício da cidadania plena, ou seja, as especificidades do processo de pensamento, da realidade socioeconômica, da diversidade cultural, étnica, de religião e de gênero, nas situações de aprendizagem.
    • Avaliar a adequação das escolhas feitas no exercício da docência, à luz do processo constitutivo da identidade cidadã de todos os integrantes da comunidade escolar, das diretrizes curriculares nacionais da educação básica e das regras da convivência democrática.
    • Utilizar linguagens tecnológicas em educação, disponibilizando, na sociedade de comunicação e informação, o acesso democrático a diversos valores e conhecimentos.
4. MATRIZ CURRICULAR ATUAL

1º PERÍODO

DISCIPLINAS E ATIVIDADES CH Teórica CH Prática Total Código Pré-Requisito
Matemática Elementar I 60 60 MTE1
História da Educação 30 30 HED
Língua Portuguesa I 60 60 LP1
Fundamentos Sócio Filosóficos da Educação 60 60 FSFE
Didática 60 60 DDI
Legislação da Educação Básica 30 30 60 LEB
TOTAL: 300 30 300

2º PERÍODO

DISCIPLINAS E ATIVIDADES CH Teórica CH Prática Total Código Pré-Requisito
Matemática Elementar II 60 60 MTE2 MTE1
Física Geral I 60 60 FIG1
Psicologia do Desenvolvimento 60 60 PSD
Língua Brasileira dos Sinais 30 30 LBS
Ética e Cidadania na Formação do Educador 30 30 ECE
Prática Pedagógica I – Escola e Sociedade 30 30 60 PP1
TOTAL: 270 30 300

3º PERÍODO

DISCIPLINAS E ATIVIDADES CH Teórica CH Prática Total Código Pré-Requisito
Matemática Elementar III 60 60 MTE3 MTE2
Física Geral II 60 60 FIG2 FIG1
Psicologia da Aprendizagem 60 60 PSA PSD
Geometria Plana 60 60 GEP
Prática Pedagógica II – Gestão e Financiamento da Educação 30 30 60 PP2
TOTAL: 270 30 300

4º PERÍODO

DISCIPLINAS E ATIVIDADES CH Teórica CH Prática Total Código Pré-Requisito
Geometria Espacial 60 60 GEE GEP
Física Geral III 60 60 FIG3 FIG2
Cálculo Diferencial e Integral I 60 60 CDI1
Currículo 60 60 CRL
Prática Pedagógica III – Planejamento Educacional 30 30 60 PP3
TOTAL: 270 30 300

5º PERÍODO

DISCIPLINAS E ATIVIDADES CH Teórica CH Prática Total Código Pré-Requisito
Geometria Analítica 60 60 GEA
Cálculo Diferencial e Integral II 60 60 CDI2 CDI1
Trigonometria 60 60 TRI
História dos Negros e Indígenas na Formação da Sociedade Brasileira 30 60 HIN
Educação e Direitos Humanos 30 60 EDH
Prática Pedagógica IV – Avaliação no Ensino Fundamenta 30 30 60 PP4
Estágio Supervisionado I 30 70 100 ES1
TOTAL: 300 30 400

6º PERÍODO

DISCIPLINAS E ATIVIDADES CH Teórica CH Prática Total Código Pré-Requisito
Álgebra Linear I 60 60 AGL1
Cálculo Diferencial e Integral III 60 60 CDI3 CDI2
Raciocínio Lógico 60 60 RCL
Metodologia do Trabalho Científico 60 30 90 MTC
Prática Pedagógica V – Metodologia de Matemática para o Ensino Fundamental 30 30 60 PP5
Estágio Supervisionado II 30 70 100 ES2 ES1
TOTAL: 300 130 430

7º PERÍODO

DISCIPLINAS E ATIVIDADES CH Teórica CH Prática Total Código Pré-Requisito
Álgebra Linear II 60 60 AGL2 AGL1
Cálculo Diferencial e Integral IV 60 60 CDI4 CDI3
Estatística 60 60 EST
Elementos de Álgebra 60 60 ETA
Trabalho de Conclusão de Curso I 60 30 90 TCC1
Prática Pedagógica VI – Intervenção Pedagógica no Ensino Médio 30 30 60 PP6
Estágio Supervisionado III 30 30 100 ES3 ES2
TOTAL: 360 130 490

8º PERÍODO

DISCIPLINAS E ATIVIDADES CH Teórica CH Prática Total Código Pré-Requisito
Matemática Financeira 60 60 MTF
Análise Matemática 60 60 AMT
Cálculo Numérico 60 60 CAN
Equações Diferenciais Ordinárias 60 60 EQDO
Trabalho de Conclusão de Curso II 60 30 90 TCC2 TCC1
Prática Pedagógica VII – Metodologia de Matemática para o Ensino Médio 30 30 60 PP7
Estágio Supervisionado IV 30 70 100 ES4 ES3
TOTAL: 360 130 490

 

DISTRIBUIÇÃO GERAL  CARGA HORÁRIA
Estudos de Formação Geral, das Áreas Específicas e Interdisciplinares: 2.220
Aprofundamento e Diversificação de Estudos: 200
Prática Pedagógica: 420
Estágio Supervisionado: 400
CARGA HORÁRIA TOTAL  3.240
5. PERFIL PROFISSIONAL

O perfil do egresso desejado do Curso de Licenciatura em Matemática da FADIMAB converge no âmbito do perfil brasileiro, refletindo as características regionais, a potencialidade da IES e suas escolhas estratégicas.

Assim, é que a formação desejada, independentemente de seu espaço de atuação ou da sua opção em termos de aprofundamento, deverá prepará-lo para que:

    • esteja capacitado para compreender a nova realidade, apoiando-se nas distintas áreas do conhecimento, para produzir ciência pedagógica, que permita orientar as novas práticas educativas, sempre dinâmicas, que privilegiem os conteúdos necessários, as adequadas formas metodológicas, os atores, os espaços, as formas de avaliação e de crítica, na perspectiva dos fins da educação, enquanto utopia construída pela vontade coletiva;
    • tenha competência para identificar os processos pedagógicos que ocorrem ao nível das relações sociais mais amplas, e não apenas nos espaços escolares institucionalizados: nos movimentos sociais organizados, na rua, no trabalho, nos sindicatos, nos partidos, nas ONG’s, e assim por diante; que saiba trabalhar com esses processos, com seus conteúdos próprios, quer nos seus espaços peculiares, quer construindo formas de articulação destes com a escola;
    • seja capaz de transformar a teoria pedagógica em prática pedagógica escolar, sabendo selecionar e organizar conteúdos superando a atual organização curricular em disciplinas estanques, através da construção coletiva de formas pedagógicas que tomem a transdisciplinaridade como princípio;
    • tenha competência para dialogar com o Governo em suas diferentes instâncias e com a sociedade civil, no processo de discussão e construção das políticas públicas, seja na sua implementação, seja no seu enfrentamento;
    • seja capaz de buscar a articulação entre a escola e o mundo das relações sociais e produtivas por meio de procedimentos metodológicos apoiados em bases epistemológicas adequadas;
    • saiba organizar e gerir o espaço escolar de forma democrática, internamente e em suas articulações com a sociedade;
    • enfim, que seja o organizador de experiências pedagógicas escolares e não escolares cujo significado seja definido pelos fins da educação enquanto expressão do desejo coletivo da sociedade na superação da exclusão.

O perfil desejado do egresso do Curso de Licenciatura em Matemática da FADIMAB é, portanto, o de um profissional com profundo conhecimento da dinâmica da sociedade e da educação, dos sistemas de ensino e da escola enquanto realidades concretas de um contexto histórico-social, nas dimensões afetiva, individual e grupal. O que se deseja é a formação de um profissional profundamente comprometido com a dimensão pública da educação, capaz de enfrentar problemas referentes à prática educativa nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio; que use o conhecimento pedagógico para gerar e difundir novas tecnologias e inovar o trabalho educativo na escola e em outros espaços organizacionais e comunidades educativas; que investigue e produza conhecimentos sobre a natureza e as finalidades da educação numa determinada sociedade, bem como sobre os meios apropriados de formação humana dos indivíduos.

O grande desafio para a formação nesta área, segundo Veiga (1998, p.109), é saber “(…) como preparar profissionais da educação para conceber, executar e avaliar o processo de trabalho pedagógico da escola e estabelecer relações que satisfaçam as necessidades para as quais eles foram habilitados”. Assim, a formação dos profissionais do Curso de Licenciatura em Matemática da FADIMAB, deve assentar-se em contextos formativos que vinculem formação, inclusive em sua dimensão afetiva, profissão e profissionalização.

REQUISITOS PARA ACESSAR O CURSO

O acesso ao curso é por meio de vestibular ou nota do ENEM.
Carga horária total do curso atual: 3.240 horas 
Turno: Noturno
Coordenadora: Professor Dr. Anderson Douglas Pereira Rodrigues da Silva
E-mail institucional: anderson.silva@ffpg.edu.br

PIBID- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência

O curso de Licenciatura em Matemática da FADIMAB faz parte do referido programa cujo objetivo é oferecer bolsas de iniciação à docência aos alunos para que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o Pibid faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.

Estágios na PMG (Prefeitura Municipal de Goiana)

O estudante deste curso também pode ganhar uma bolsa de estágio para dar aula na Prefeitura Municipal de Goiana.