1. SÍNTESE SOBRE O CURSO

O Curso de Licenciatura em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e em Língua Inglesa, em conformidade ao Parecer do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco no 57/2005, de 20/05/2009, homologado o Processo de Renovação de Reconhecimento, publicado no DOE de 13/06/2019, pela Portaria SEE nº 3933/2019, de 12/06/2019, busca formar um profissional com visão abrangente do seu papel de educador, instigando capacidades de trabalhar em equipes multidisciplinares, utilizando os conhecimentos das línguas Portuguesa e Inglesa  para a compreensão do mundo que o cerca. Concilia, ainda, poder apresentar capacidade de aprendizagem continuada, de aquisição e utilização de novas ideias e tecnologias, bem como a criação e adaptação de métodos pedagógicos ao seu ambiente de trabalho para poder despertar o hábito de estudo independente e a criatividade dos alunos. Tendo uma visão crítica permanente da Língua Portuguesa e Língua Inglesa, assim como as suas Literaturas , habilita-se na avaliação de livros textos e na estruturação de cursos e tópicos de ensino, expressando-se sempre com clareza, precisão e objetividade. Desta forma, sua atuação no Ensino Fundamental, de 6º ao 9º anos, e no Ensino Médio, dar-se-á de forma livre e competente.

Com a finalidade precípua do Curso de Licenciatura em Letras da FADIMAB de formar professores para o Ensino Fundamental e Ensino Médio, há, também, a preocupação com o entendimento dos conceitos básicos das Ciências Sociais ou Humanas, visando um profissional competente e compromissado com a qualidade do ensino, efetivamente capaz de atender às exigências do mercado de trabalho.

2. CARGA HORÁRIA E CRÉDITOS

Carga horária total de 3.765 (três mil, setecentos e sessenta e cinco) horas, com 251 (duzentos e cinquenta e um) créditos, onde cada crédito equivale a 15 (quinze) horas aulas.

3. PÚBLICO-ALVO

O público-alvo de ingresso para o Curso de Licenciatura em Letras será para portadores de certificado de conclusão do Ensino Médio, por transferência de cursos superiores ou portadores de diploma em curso superior.

4. OBJETIVOS

Objetivo Geral

O Curso de Licenciatura em Letras da FADIMAB, através de seu Projeto Pedagógico do Curso, tem como objetivo geral, promover a formação de professores para a atuação pedagógica nos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, cujas práticas estejam sintonizadas com metodologias inovadoras, contribuindo, assim, para o atendimento das necessidades da sociedade através de uma boa formação cidadã.

Objetivos Específicos

As propostas pedagógicas do Curso de Licenciatura em Letras da FADIMAB são inspiradas nos princípios éticos, políticos e estéticos, já declarados em Pareceres e Resoluções da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação a respeito da Base Nacional Comum Curricular – BNCC-Educação deve contribuir para a articulação e a coordenação das políticas e ações educacionais em relação à formação de professores para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, tendo como objetivos específicos preparar professores capazes de:

• Dotar de competência para assumir as novas atribuições estabelecidas para os professores as quais transcendem o exercício da docência e se ampliam com a participação no coletivo escolar, na elaboração do projeto pedagógico, avaliação dos resultados institucionais e reflexão sobre esses resultados, de modo a intervir para modificá-los, quando for o caso;
• Formar uma visão crítica da Língua Portuguesa e Língua Inglesa e suas expressões literárias que o capacite avaliar livros-textos, a estruturação de cursos e tópicos de ensino, expressando-se sempre com clareza, precisão e objetividade;
• Desenvolver uma visão abrangente do papel do educador, capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares, utilizando os conhecimentos linguísticos para a compreensão do mundo que o cerca;
• Dominar os conteúdos a serem ministrados, dos fundamentos da educação, das etapas e características do desenvolvimento cognitivo dos alunos, da natureza do processo de aprendizagem e de socialização dos alunos, além de dominar as metodologias que permitam facilitar a construção do conhecimento;
• Proporcionar uma postura investigativa e reflexiva, transformando a própria prática em objeto de análise, além da habilidade de resolver problemas em sala de aula, o que inclui, necessariamente, a competência de enfrentar desafios e o imprevisto;
• Respeitar os princípios básicos éticos, estéticos e políticos, pressupondo a compreensão da realidade cultural e social dos alunos, o respeito ao pluralismo e o repúdio a qualquer forma de discriminação;
• Refletir com os professores (participantes do Curso), o processo de diferentes formas de avaliação, através de prática pedagógica, considerando a individualidade do aluno e a realidade social e, também, atualizar e qualificar o profissional docente diante das mudanças propostas pela BNCC, para renovar e inovar o processo avaliativo;
• Desenvolver práticas educativas que contemplem o modo singular de inserção dos professores – alunos e dos estudantes da escola campo de estudo no mundo social, considerando abordagens condizentes com suas identidades e o exercício da cidadania plena, ou seja, as especificidades do processo de pensamento, da realidade socioeconômica, da diversidade cultural, étnica, de religião e de gênero, nas situações de aprendizagem;
• Avaliar a adequação das escolhas feitas no exercício da docência, à luz do processo constitutivo da identidade cidadã de todos os integrantes da comunidade escolar, das diretrizes curriculares nacionais da educação básica e das regras da convivência democrática;
• Utilizar linguagens tecnológicas em educação, disponibilizando, na sociedade de comunicação e informação, o acesso democrático ao multiculturalismo.

5. PERFIL PROFISSIONAL A SER FORMADO

Seguindo as Diretrizes curriculares instituídas pelo Conselho Nacional de Educação, que regulamenta este documento, o egresso do curso de Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa deve ter domínio do uso destas línguas e suas expressões literárias, no tocante à sua estrutura, ao seu funcionamento e a suas manifestações culturais. Capaz, portanto, de refletir teoricamente sobre essas línguas e utilizar novas tecnologias em função de práticas educativas significativas e dinâmicas, que privilegiam formas metodológicas adequadas ao desenvolvimento dos envolvidos, de modo a compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente na perspectiva de contribuir para a oferta de uma educação de qualidade.

Para tanto, busca-se, sobretudo, formar um profissional crítico, reflexivo e investigativo, que esteja preparado para exercer uma prática cotidiana de formação continuada, considerando o eixo epistemológico do curso: a língua e sua funcionalidade nas diversas práticas sociais comunicativas que, independentemente de seu espaço de atuação ou da sua opção em termos de aprofundamento, esteja preparado para:

• Compreender a realidade em que se encontra inserido, apoiando-se nas distintas áreas do conhecimento, no sentido de produzir ciência pedagógica, que permita orientar as novas práticas educativas, sempre dinâmicas, que privilegiam os conteúdos necessários, as adequadas formas metodológicas, os atores, os espaços, as formas de avaliação e de crítica, na perspectiva dos fins da educação;
• Identificar os processos linguísticos que ocorrem no nível das relações sociais mais amplas, não apenas nos espaços escolares institucionalizados;
• Transformar a teoria em prática pedagógica escolar, sabendo selecionar e organizar conteúdos, superando a atual organização curricular em disciplinas estanques, através da construção coletiva de formas pedagógicas que tomem a transdisciplinaridade como princípio;
• Buscar a articulação entre a escola e o mundo das relações sociais e produtivas através de procedimentos metodológicos apoiados em bases epistemológicas adequadas;
• Organizar e gerir o espaço escolar de forma democrática, internamente e em suas articulações com a sociedade;
• Conhecer a dinâmica da sociedade e da educação, dos sistemas de ensino e da escola enquanto realidades concretas de um contexto histórico-social, nas dimensões afetiva, individual e coletiva;
• Comprometer-se com a dimensão pública da educação, capaz de enfrentar problemas referentes à prática educativa nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio;
• Usar o conhecimento pedagógico para gerar e difundir novas tecnologias e inovar o trabalho educativo na escola e em outros espaços organizacionais e comunidades educativas;
• Investigar e produzir conhecimentos sobre a natureza e as finalidades da educação numa determinada sociedade, bem como sobre os meios apropriados de formação humana dos indivíduos;
• Ter competências e habilidades, enquanto cidadão do mundo contemporâneo, para aprender e ensinar a ser, a fazer, a pensar, a escutar, a aprender, a lidar com a alteridade e com as tecnologias vigentes;
• Ter iniciativa para resolver problemas, capacidade para tomar decisões, seja criativo, autônomo, esteja em sintonia com a realidade contemporânea e tenha responsabilidade social;
• Ter visão crítica das perspectivas teóricas aplicadas às investigações das Línguas Portuguesa e Inglesa, bem como das suas expressões literárias;
• Conhecer um conjunto razoável de obras representativas da literatura luso brasileira, bem como das literaturas de língua inglesa, de modo a despertar no  aluno o gosto pela leitura/pesquisa, desenvolvendo competências para que esta seja realizada de forma crítica e profícua;
• Comprometer-se com a inovação, aceitando-a e promovendo-a, numa atitude que coloca a Ciência em constante avaliação;
• Desenvolver uma atitude pedagógica geradora de compromisso com a verdade, que não admite práticas antiéticas no decurso do processo ensino-aprendizagem, seja no convívio em sala de aula, seja na realização das tarefas escolares, trabalhos escritos, provas, estágios e outras, disseminando a ética como bem comum na comunidade escolar.

6. EQUIPE DOCENTE DO CURSO

Segue-se o perfil corpo docente do Curso de Licenciatura em Letras da FADIMAB com respeito à formação, titulação, vínculo com a instituição e as disciplinas que ministrará do 1º ao 8º períodos, conforme a proposta da nova matriz curricular.

A titulação do corpo docente do Curso de Licenciatura em Letras da FADIMAB, nos 08 (oito) períodos, no quantitativo de 18 (dezoito), está de acordo com a legislação vigente, conforme o quadro abaixo:

NOME: Andreia Paula da Silva

Graduação:
Licenciatura Plena em Letras pela Universidade de Pernambuco em 1996.

Pós-graduação:
Mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba em 2018.

NOME: Belkyria Gulard Galvão 
Graduação:
Licenciada em Letras pela Fundação de Ensino Superior de Olinda em 1987.
Pós-graduação:
Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Fundação de Ensino Superior de Olinda em 1990.
Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Portuguesa pela Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão em 1996.
Mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba em 2002.
NOME: Carla Karina Freitas da Silva 
Graduação:
Licenciatura em Letras pela Universidade Católica de Pernambuco em 2007.
Pós-graduação:
Especialização em Linguística Aplicada a  Práticas Discursivas pela FAFIRE em 2009;
Mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade Federal da Paraíba em 2011.
NOME: Karine Rosália Felix Praça Gomes 
Graduação:
Licenciatura em Letras com habilitação em Português e Inglês – Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru, FAFICA (1999).
Pós-Graduação: 
Mestrado Profissional em Gestão do Desenvolvimento Sustentável. UPE, 2021.
Especialização em Auditoria e Contas Públicas. 2012. Centro Universitário Boa Viagem, UNIFBV.
NOME: Hilda Menezes da Silva
Graduação:
Graduação em Letras Universidade Católica Pernambuco em 1983.
Pós-graduação:
Mestrado em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Paraíba.