1. SÍNTESE SOBRE O CURSO

Com a proposta de uma formação ampliada, considerando os conhecimentos culturalmente produzidos e legitimados pela Educação Física, a formação nos cursos de bacharelado e licenciatura se adequam às especificidades contemporâneas do mundo do trabalho, referenciados numa sólida formação acadêmica. Estes perfis do curso ressaltam uma abordagem direcionada para uma formação crítica e investigativa diante da realidade social.

O Curso de Licenciatura em Educação Física terá como meta formar profissionais no contexto educacional para a intervenção nos diferentes níveis de ensino e com capacidade de realizar interlocuções no processo de ensino-aprendizagem. O Curso de Bacharelado em Educação Física terá como meta formar profissionais no contexto das diferentes possibilidades de intervenção profissional no campo de atuação do bacharelado em Educação Física, nas diversas atividades afins às demandas da saúde, com vistas à prevenção, prescrição, acompanhamento e avaliação de programas de exercícios físicos.

O bacharelado em Educação Física orienta a intervenção profissional, a partir de princípios éticos voltados para uma práxis que contempla as dimensões do conhecimento da saúde, esporte e lazer sintetizados nos seguintes eixos norteadores:

a) Relação homem-sociedade;
b) Abordagem da cultura corporal com foco na saúde e qualidade de vida;
c) Desenvolvimento acadêmico;
d) Articulação dos conhecimentos em consonância com as exigências do mercado de trabalho.

         A Licenciatura em Educação Física orienta a intervenção profissional, a partir de princípios éticos voltados para uma práxis que contempla as dimensões do conhecimento da educação, esporte e lazer sintetizados nos seguintes eixos norteadores:

a) Relação homem-sociedade;
b) Abordagem da cultura corporal com foco na educação;
c) Desenvolvimento acadêmico;
d) Articulação dos conhecimentos em consonância com as exigências do mercado de trabalho.

2. OBJETIVOS

OBJETIVOS GERAIS

         O Curso de Licenciatura em Educação Física da FADIMAB tem como objetivo geral oportunizar uma formação ampla no ensino superior, a nível de graduação. Esta, por sua vez, se caracteriza pelo constante estímulo ao exercício da ética, autonomia intelectual, criatividade e criticidade dos educandos, enquanto elementos essenciais à qualificada atuação profissional, de modo a possibilitar uma intervenção transformadora, no sentido de promover uma qualificação da educação básica.

         O Curso de Bacharelado em Educação Física da FADIMAB tem como objetivo geral oportunizar uma formação ampla no ensino superior, a nível de graduação. Esta, por sua vez, se caracteriza pelo constante estímulo ao exercício da ética, autonomia intelectual, criatividade e criticidade dos educandos, enquanto elementos essenciais à qualificada atuação profissional, de modo a possibilitar uma intervenção transformadora, no sentido de promover hábitos cada vez mais saudáveis da população.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O curso de bacharelado em Educação Física possui os seguintes objetivos específicos:

  • Estimular a construção do conhecimento numa relação teórico-prática a fim de possibilitar uma intervenção acadêmica nos diversos campos de trabalho relacionados ao universo da Educação Física e suas interfaces em instituições públicas e privadas;
  • Desenvolver na formação acadêmica as habilidades de avaliação, planejamento, organização, prescrição, acompanhamento, supervisão, coordenação e direção de atividades físicas, no âmbito político, técnico, ético, pedagógico, científico e lúdico, com atitude crítica, visão empreendedora e responsabilidade social; Formar profissionais com competências para intervir na Saúde Coletiva, educação e reeducação motora; rendimento esportivo, lazer e gestão de empreendimentos;
  • Oportunizar a formação acadêmica e profissional, sob os princípios éticos, orientados para a perspectiva da inclusão, respeitando as diferenças em acordo com os direitos humanos.

O curso de licenciatura em Educação Física possui os seguintes objetivos específicos:

 

  • Estimular a construção do conhecimento numa relação teórico-prática a fim de possibilitar uma intervenção acadêmica no universo da Educação Física escolar e suas interfaces em instituições públicas e privadas;
  • Desenvolver na formação acadêmica as habilidades de avaliação, planejamento, organização, prescrição, acompanhamento, supervisão, coordenação e direção de atividades pedagógicas;
  • Formar profissionais com competências para intervir na Educação Física escolar e desporto;
  • Oportunizar a formação acadêmica e profissional, sob os princípios éticos, orientados para a perspectiva da inclusão, respeitando as diferenças em acordo com os direitos humanos.
3. PERFIL PROFISSIONAL

Os Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física têm como missão promover a formação profissional alinhada às demandas de transformação social inerentes ao período vigente. Para tanto, o aluno egresso, na condição de agente transformador, deverá estar comprometido com as questões relacionadas aos aspectos legais e sua intervenção, frente às políticas públicas, e ao atendimento humanizado. Nesse sentido, caberá ao egresso lidar com as expressões do movimento humano, prezando por elementos da criticidade, equidade e democracia, visando a efetiva promoção de um estilo de vida saudável.

O Bacharel e o Licenciado em Educação Física devem possuir características como: autonomia; criatividade; liderança, competência técnica; atitude ética e responsabilidade social, na busca de uma intervenção profissional com excelência.

Os egressos deverão compreender a autoavaliação como parte integrante do seu processo de formação, identificando as mudanças de percurso eventualmente necessárias, de modo a contribuir para sua educação continuada. Assim sendo, o discente egresso caminha numa perspectiva de consolidação dos seus conhecimentos e habilidades para o exercício profissional.

4. REQUISITOS PARA ACESSAR O CURSO DE LICENCIATURA E BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

O acesso ao curso é por meio de vestibular ou nota do ENEM.
Carga horária total do curso atual:
Licenciatura: 3.495 horas
Bacharelado: 3.750 horas
Turno: Noturno
Coordenadora: Professora Ms. Sandra Cristhianne França Correia
E-mail institucional: sandra.correia@ffpg.edu.br

5. EQUIPE DOCENTE DO CURSO

 

NOME: Sandra Cristhianne França Correia.
Endereço na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/9013851839614510
Graduação:
Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Pernambuco, em 2004.
Pós-Graduação:
Mestrado em Formação de Professores e Pratica Pedagógica, Universidade Federal de Pernambuco, em 2007.
NOME: Bruno Leandro de Melo Barreto.
Endereço na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/2185541562521458
Graduação:
Bacharel em Educação Física pela UNINASSAU – 2012.
Pós-Graduação:
Especialização em Oncologia Multidisciplinar pela FPS – 2013.
Mestrando em Cirurgia pela Universidade Federal de Pernambuco, desde 2015.
Mestrado em SALUD PÚBLICA pela Universidad Internacional Tres Fronteras, UNINTER, Paraguai – 2015.
NOME: Gian Carlo D’Angelo de Queiroz.
Endereço na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/0216033134349010
Graduação:
Bacharelado em Ciências Biológicas – Universidade Católica de Pernambuco – 1992.
Pós-Graduação:
Especialização em Ciências Morfológicas. Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, em 1996
Mestrado em Biociência Animal pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2010).
Doutorado em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos pela Universidade Federal de Pernambuco, em 2016.
NOME: Augusto Cesar Nobrega Ramos Bonnaneti
Endereço na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/9729444048909597
Graduação:
Licenciatura Plena em Educação Física – Universidade Federal de Pernambuco – 2008
Pós-Graduação:
Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco/Centro de Educação na linha de pesquisa Teoria e História da Educação, em 2017
NOME: Jorge Henrique Gomes de Albuquerque
Endereço na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/2281700541682556
Graduação:
Licenciatura Plena em Educação Fisica – UPE – 1979
Bacharel e Licenciado em Psicologia – UNICAP – 1984 e 1989
Pós-Graduação:
Especialização em Ciências do Treinamento Desportivo – UGF – 1984
Especialização em Educação Marista – UNBEC. – 1992
Especialização em Educação Especial Nível de 2º Gr – Secretaria de Educação Cultura e Esportes. – 1994
Especialização em Pedagogia Salesiana – Faculdade Salesiana do Nordeste. – 2009
Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente – UFPB. – 2001
NOME: Vinicius Viana de Araújo Silva.
Endereço na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/7047831331024959
Graduação:
Graduado pela Universidade Federal de Pernambuco em Licenciatura e Bacharelado em Educação Física – 2010
Pós-Graduação:
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco – 2015.
NOME: Anderson Douglas Pereira Rodrigues da Silva.
Endereço na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/4143399162710370
Graduação:
Licenciatura em Matemática pela Faculdade de Formação de Professores de Goiana, em 2010.
Pós-Graduação:
Especialização em Ensino de Matemática pela Faculdade de Ciências e Tecnologia Professor Dirson Maciel de Barros, em 2012.
Mestrado em Educação Matemática e Tecnologia pela Universidade Federal de Pernambuco, em 2016.
Doutorado em Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, pela Universidade Federal de Pernambuco, em 2019
NOME: Zuleide Elisa Almeida Moreira.
Endereço na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/8988870309166654
Graduação:
Graduada em História, Fundação de Ensino Superior de Olinda, FUNESO em 1982.
Pós-Graduação:
Mestra em Tecnologia Ambiental pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco-ITEP (2015).
Especialização em História do Brasil. Universidade Católica de Pernambuco, em 1985.
NOME: Laurecy Dias dos Santos.
Endereço na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/0429771675578873
Graduação:
Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física. Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil. 1992
Pós-Graduação:
Doutorado em Educação. Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil. 2019.
Mestrado em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil. 2007.
Especialização em DANÇA E CONSCIÊNCIA CORPORAL. Universidade Gama Filho, UGF, Brasil. 2011
Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM MET. DA EDUCAÇÃO FÍISCA ESCOLAR. Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil. 1994
NOME: Roseane Cruz Freire Rodrigues.
Endereço na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/1425105547381772
Graduação:
Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade de Pernambuco(1997)
Pós-Graduação:
Especialização em Educação Física Adaptada pela Universidade de Pernambuco, em 2000,
Especialização em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Educação Física pela Universidade Federal da Bahia, em 2011,
Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia, em 2014.
NOME: Carlos Henrique Dantas Cavalcanti de Almeida.
Endereço na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/5980170479220611
Graduação:
Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Pernambuco, em 2009.
Pós-Graduação:
Mestre em Desempenho Esportivo pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco, em 2019.
Especialista em Avaliação da Performance Humana para prescrição de exercícios pela Universidade de Pernambuco, em 2015.
NOME: Humberto de Moura Barbosa.
Endereço na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/7382206530538734
Graduação:
Bacharel em Educação Física. Faculdade do Agreste de Pernambuco, FAAPE, Brasil. 2010.
Pós-Graduação:
Mestre em Bioquímica. Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil. 2016
Especialização em Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica. Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil. 2012.
NOME: Thiago de Oliveira Reis Marques Freire.
Endereço na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/5222886458114507
Graduação:
Graduação em História, Universidade Católica de Pernambuco, em 2001.
Pós-Graduação:
Mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco, em 2006.
Especialização em Especialização em ensino de história. Universidade Federal Rural de Pernambuco, em 2003