1. SÍNTESE SOBRE O CURSO

O campo de atuação profissional é considerado diversificado, amplo, emergente,crescente, em transformação contínua, exigindo um profissional cuja formação ao nível de graduação, seja capacitado para:

    • desenvolver a capacidade de aprendizagem da Biologia com aquisição de conhecimentos e habilidades na formação de atividades e valores para o exercício da cidadania;
    • Utilizar as novas tecnologias, propiciando o aperfeiçoamento da metodologia trabalhada em sala de aula;
    • elaborar projetos educativos, promovendo ações coletivas e individuais com base no diálogo e reflexão, envolvendo toda comunidade escolar, buscando a capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares e de exercer liderança;
    • envolver a capacidade de ordem cognitiva, física,a fetiva e estética, tendo em vista uma formação ampla e democrática, buscando o papel social do educador e a capacidade de se inserir em diversas realidades com sensibilidade para interpretar as ações dos educandos;
    • compreender o ensino voltado aos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, desenvolvendo as capacidades em relação a fatos e conceitos, envolvendo procedimentos, valores, normas e atitudes, numa prática pedagógica constante, coerente e sistemática, utilizando uma prática educativa embasadana autonomia, diversidade, interação e cooperação na disponibilidade de aprender, considerando a organização do tempo, espaço e material didático;
    • reconhecer a avaliação numa dimensão sistemática, contínua e processual, como um elemento integrado entre a aprendizagem e o ensino, não sendo só um conjunto de ações e orientações de intervenção pedagógica, como também um elemento de reflexão contínua do educador na prática educativa e do aluno diante das suas dificuldades e possibilidades, estabelecendo critérios de avaliação que permitam analisar as capacidades previstas para promoção das séries seguintes;
    • conhecer os processos cognitivos relativos à aprendizagem de Biologia nos diversos níveis da escolarização básica;
    • dominar os conteúdos de Ciências (em Biologia) das séries finais do Ensino Fundamental e de Biologia do Ensino Médio, assim como para o Ensino Superior, visando a importância no processo ensino-aprendizagem;
    • conhecer a História, Fundamentos e Filosofia da Biologia;
    • Analisar criticamente textos de Biologia, e redigir formas alternativas;
    • Estimular o hábito do estudo independente, despertando a curiosidade e criatividade de seus alunos;
    • atuar em pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas das Ciências Biológicas; acompanhar a evolução do pensamento científico na sua área de atuação;
    • estabelecer relações entre ciência, tecnologia e sociedade;
    • elaborar e executar projetos;
    • utilizar o conhecimento socialmente acumulado na produção de novos conhecimentos, tendo a compreensão desse processo afim de utilizá-lo de forma crítica e com critérios de relevância social;
    • desenvolver ações estratégicas para diagnóstico de problemas, encaminhamento de soluções e tomada dedecisões;
    • atuar em prol da preservação e conservação da biodiversidade, considerando as necessidades de desenvolvimento inerentes à espécie
      humana; e,
    • desenvolver ideias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação, preparando-se para a inserção num mercado de trabalho em contínua transformação.
2. EQUIPE DOCENTE DO CURSO

 

A Chefia Departamental (Coordenação) do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas está sob a responsabilidade do Professor Doutor Gian Carlo D’Angelo de de Queiroz, conforme o Regimento da FADIMAB, cujo perfil acadêmicoprofissional atende as exigências de dedicação e qualificação necessárias; comprometendo-se o mesma, mediante documental hábil, cumprir as exigências da legislação em vigor.

Graduação:
Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Católica em 1993.
Pós-graduação: 
Especialização
em Ciências Morfológicas pela Universidade Federal de Pernambuco em 1996.
Mestrado
em Biociência Animal pela universidade Federal Rural de Pernambuco em 2010.
Doutorado
em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos pela Universidade Federal de Pernambuco em 2016.

NOME: Maria da Conceição Tavares

Graduação:
Licenciatura Plena em Ciências com Habilitação em Biologia pela Fundação de Ensino Superior de Olinda – FUNESO em 1987.
Pós-graduação: 
Mestra em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2003.

NOME: Anderson Douglas Pereira Rodrigues da Silva

Graduação:
Licenciado em Matemática pela FADIMAB em 2010.
Licenciado em Pedagogia pela FAEL em 2021.
Pós-graduação: 
Especialização em Ensino de Matemática pela FADIMAB em 2013.
Especialização em Metodologias em EAD pela UNINASSAU em 2019.
Especialização em Libras pela FAEL em 2021.
Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco em 2016.
Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco em 2019. 

NOME: Belkyria Gulard Galvão 

Graduação: 
Licenciada em Letras pela Fundação de Ensino Superior de Olinda em 1987. 
Pós-graduação: 
Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Fundação de Ensino Superior de Olinda em 1990.
Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Portuguesa pela Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão em 1996.
Mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba em 2002.

NOME: Maria Cristina Camarotti da Silva Bastos 

Graduação:
Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP em 1979.
Pós-graduação: 
Especialização em Administração Escolar e Planejamento Educacional pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE em 1999.
Especialização em Psicopedagogia pelaUniversidade de Pernambuco –UPE em 2001.
Especialização em Educação, Desenvolvimento e Políticas Educativas pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia, ULHT, Lisboa – Portugal – ULHT em2003.
Mestrado em Linguística e Ensino pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB – PB em 2015.

NOME: Marcos Antônio da Costa Vieira. 

Graduação: 
Graduado em Química Industrial pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB, em 1985
Pós-graduação: 
Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP, em 1998. 

NOME: Maria Inês da Silva 

Graduação: 
Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco em 1992
Pós-graduação: 
Mestrado em Biologia Animal pela Universidade Federal Rural de Pernambuco em 1998 

NOME: Vera Lúcia Araújo da Silva. 

Graduação: 
Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba em 1990. 
Pós-graduação: 
Mestrado em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba em 1996. 

NOME: Anair Silva Lins e Mello 

Graduação: 
Graduação em Psicologia Clínica pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1987), e em Pedagogia pela Faculdade Frassinetti do Recife (1992).

Pós-graduação: 
Doutora em Psicologia Aplicada pela Universidade do Minho, localizada em Gualtar/Braga/Portugal. Bolsista Capes (2017).
Mestre em Ciência da Educação, pela Universidad Autônoma de Asunción (julho de 2006).
Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Católica de Pernambuco em 1992;
Especialista Capacitação Pedagógica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco em 1990.

3. OBJETIVOS

Objetivo Geral

O objetivo geral do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas é formar profissionais para atuarem na docência em Educação Básica, coordenar, supervisionar, dinamizar, dirigir, organizar, avaliar, executar programas, planos, projetos, na área educacional, participar de equipes multidisciplinares e interdisciplinares, bem como elaborar informes técnicos, científicos e pedagógicos nas áreas de sua competência.

3.2 Objetivos Específicos

    • Formar professores de Ciências e Biologia para o Ensino Fundamental e Médio;
    • Construir e/ou melhorar o senso crítico e a criatividade dos alunos;
    • Disseminar conhecimentos sobre a natureza e o meio ambiente, visando à melhoria da qualidade de vida;
    • Desenvolver e aplicar técnicas de ensino e pesquisa, oferecendo aos alunos, a oportunidade de iniciar um projeto através do Trabalho de Conclusão de Curso nas diversas áreas da Biologia;
    • Desenvolver com os alunos uma concepção de professor pesquisador na área de ensino de ciências, como veículo de rupturas composturas tradicionais de ensino-aprendizagem – avaliação e mudanças das ações escolares e das práticas pedagógicas;
    • Atuar em equipes multiprofissionais e/ou transdisciplinares destinadas a planejar, coordenar, supervisionar, implementar, executar e avaliar atividades relacionadas com a biologia e o ensino.
4. MATRIZ CURRICULAR ATUAL

A matriz curricular do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da FADIMAB está definida em 08 (oito) períodos, cada período equivalendo 01 (um) semestre, totalizando, assim, a integralização dos créditos do Curso em 04 (quatro) anos.

1º PERÍODO

DISCIPLINAS E ATIVIDADES CH Teórica CH Prática Total Código Pré-Requisito
Fundamentos da Ecologia 60 60 FEC
Citologia 60 60 CIT
Matemática Aplicada 60 60 MAP
História da Educação 60 60 HED
Leitura e Interpretação de Textos 60 60 LIT
Filosofia da Educação 30 30 FED
TOTAL: 300 300

2º PERÍODO

DISCIPLINAS E ATIVIDADES CH Teórica CH Prática Total Código Pré-Requisito
Histologia 60 60 HIS CIT
Educação Ambiental 30 30 EAB
Anatomia Humana 60 60 ANH
LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais 30 30 LBR
Sociologia da Educação 30 30 SED
Produção de Textos Aplicados 60 60 RDT
Prática Pedagógica I – Escola e Sociedade 30 15 45 PP1
TOTAL: 300 30 315

3º PERÍODO

DISCIPLINAS E ATIVIDADES CH Teórica CH Prática Total Código Pré-Requisito
Anatomia Comparada 60 60 ANC ANH
Embriologia 60 60 EMB HIS
Física Aplicada 60 60 FAP
Psicologia do Desenvolvimento 60 60 PSD
Didática I 30 30 DD1
Prática Pedagógica II – Metodologia de Ciências Naturais para o Ensino Fundamental 30 30 60 PP2 PP1
TOTAL: 300 30 330

4º PERÍODO

DISCIPLINAS E ATIVIDADES CH Teórica CH Prática Total Código Pré-Requisito
Fisiologia Comparada 60 60 FSC EMB
Zoologia I 60 60 ZL1
Química I 60 60 QM1
Psicologia da Aprendizagem 60 60 PSA PSD
Didática II 30 30 DD2 DD1
Prática Pedagógica III – Metodologia de Biologia para o Ensino Médio 30 30 60 pp3
TOTAL: 300 30 330

5º PERÍODO

DISCIPLINAS E ATIVIDADES CH Teórica CH Prática Total Código Pré-Requisito
Fisiologia Humana 60 60 FSH FSC
Zoologia II 60 60 ZL2 ZL1
Química II 60 60 QM2 QM1
Biofísica 60 60 BFS FAP
Legislação da Educação Básica Brasileira 30 30 LEB
Prática Pedagógica IV – Construção de Material Didático para o Ensino de Biologia 30 30 60 PP4
TOTAL: 300 30 330

6º PERÍODO

DISCIPLINAS E ATIVIDADES CH Teórica CH Prática Total Código Pré-Requisito
Botânica I 60 60 BT1
Zoologia III 60 60 ZL3 ZL2
Química III 60 60 QM3 QM2
Metodologia do Trabalho Científico 60 60 MTC
Prática Pedagógica V – Avaliação no
Contexto Educacional
30 30 60 PP5
Estágio Supervisionado I 30 105 135 ES1 DD2
TOTAL: 300 135 43

7º PERÍODO

DISCIPLINAS E ATIVIDADES CH Teórica CH Prática Total Código Pré-Requisito
Botânica II 60 60 BT2 BT1
Bioquímica I 60 60 BQ1 BFS
Genética I 60 60 GN1 HIS
Microbiologia 30 30 MCB HIS
Ética e Cidadania na Formação do Educador 30 30 ECE
Prática Pedagógica VI – Trabalho de Conclusão de Curso I 30 30 60 PP6 MTC
Estágio Supervisionado II 30 105 135 ES2 ES1
TOTAL: 300 135 435

8º PERÍODO

DISCIPLINAS E ATIVIDADES CH Teórica CH Prática Total Código Pré-Requisito
Botânica III 60 60 BT3 BT2
Parasitologia 60 60 PRS HIS
Bioquímica II 60 60 BQ2 BQ1
Genética II 30 30 GN2 GN1
Educação, História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena 30 30 HCE SED
Prática Pedagógica VII – Trabalho de Conclusão de Curso II 30 30 60 PP7 PP6
Estágio Supervisionado III 30 105 135 ES3 DD2
TOTAL: 300 135 435
Atividades Complementares 210 210
5. PERFIL PROFISSIONAL

O perfil do egresso no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da FADIMAB converge no âmbito do perfil brasileiro, refletindo as características regionais, a potencialidade da IES e suas escolhas estratégicas. Assim, é que a formação desejada, independentemente de seu espaço de atuação ou da sua opção em termos de aprofundamento, deverá prepará-lo para que:

    • a formação humanística técnico-científica e prática, imprescindível à adequada compreensão interdisciplinar do fenômeno biológico e das transformações sociais e ambientais;
    • a capacidade de prevenção e equacionamento de problemas, através de soluções harmônicas e inovadoras;
    • a capacidade para desenvolver pesquisas científicas de prevenção e solução de problemas da atualidade;
    • o exercício profissional cumprindo as competências e atribuições previstas na legislação em vigor;
    • a consciência de sua responsabilidade nas questões ambientais e educacionais;
    • o domínio das rotinas e práticas laboratoriais;
    • a consciência da importância das disciplinas humanísticas, em sua formação profissional;
    • a visão holística dos processos sociais, políticos, econômicos, educacionais e ambientais;
    • a consciência da importância de constante atualização;
    • a sólida formação pedagógica,
    • a sólida formação ético-profissional.
O INGRESSO AO CURSO

O ingresso ao Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas ocorre, regularmente, através do vestibular ou nota do ENEM, com duas entradas semestrais de 50 estudantes. Outras formas de ingressos são:

  • por transferência;
  • por processo seletivo para vagas residuais, quando existentes; portadores de diploma devidamente reconhecido.

A Carga horária do curso:
Carga horária total de 3.120 (três mil, cento e vinte) horas.
Noturno

Coordenador: Dr. Gian C. D’Angelo
E-mail institucional: coordenacaocienciasbiologicas@gmail.com

PIBID- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência

Licenciatura em Ciências Biológicas da FADIMAB participa por duas edições do programa PIBID/FADIMAB, oferecendo bolsas de iniciação à docência aos alunos do primeiro ao quinto período, tornando possível aos alunos contato e vivência na profissão das licenciaturas nas escolas públicas. Assim podemos antecipar ao aluno o cotidiano de sala de aula já nos primeiro períodos com os futuros professores.

O projeto PIBID/FADIMAB aproxima muito mais as instituições de nível superior das escolas públicas de ensino fundamental (anos finais) e ensino médio, tornando mais agradável o ingresso dos alunos na profissão de professor

Estágios na PMG (Prefeitura Municipal de Goiana)

A prefeitura de Goina-PE, também disponibiliza também uma bolsa de estágio para ministrar aulas na Prefeitura Municipal de Goiana-PE.