1. SÍNTESE SOBRE O CURSO

O Curso de Bacharelado em Administração da FADIMAB tem por finalidade preparar pessoas para o mercado de trabalho, desenvolvendo uma consciência crítica, solidária, empreendedora, responsável e ativa na sociedade. Pessoas interessadas não apenas no desenvolvimento de suas habilidades técnicas, mas também, preocupadas com a formação e expansão da sua dimensão social enquanto agente transformador de realidades.

O profissional de administração deverá receber uma formação completa de forma a capacitá-lo tanto nas técnicas necessárias ao bom desempenho das tarefas específicas de sua profissão, como também capaz de através das disciplinas humanistas, ser um agente social de mudanças, mediante a busca de soluções que priorizem as melhores respostas e os serviços mais eficientes em benefício da sociedade, cujas necessidades de informação constitui a razão de ser da profissão. Neste sentido, é necessário estabelecer uma relação de convívio pedagógico entre professores, professores e alunos, coordenação e professores, e alunos e administração, de forma a permitir uma maior interdisciplinaridade entre todas as áreas responsáveis pelas informações e formações.

A busca de excelência no ensino do Curso de Administração da FADIMAB pretende oferecer, tendo na interdisciplinaridade e na informação, um dos fatores de maior importância para o fortalecimento dessas relações entre educadores e educandos. Essa formação multidisciplinar e multicultural permite identificar os melhores meios de ajustar os objetivos e processos organizacionais às demandas da sociedade.

Assim, as disciplinas oferecidas são continuamente avaliadas, revisadas e alteradas, para o atendimento dessas demandas advindas das transformações sociais e tecnológicas em constante mutação. Para isso, converge a utilização dos espaços físicos, na forma de salas de aula para construções teóricas, biblioteca com acervos específicos do Curso, auditório para a prática de palestras, seminários, e laboratórios que atendam ao desenvolvimento de práticas e implementação de pesquisas, cursos de extensão, estágios e participação nas ações práticas administrativas que são desenvolvidas na instituição.

Em síntese, o curso de Administração visa:

    • Excelência na área acadêmica – Distinguir-se nas áreas do conhecimento estabelecidas como prioritárias, em sintonia com a missão e as necessidades do contexto em que está inserida, proporcionando aos alunos o necessário embasamento teórico e prático nos diversos campos da administração.
    • No ensino – Promover a formação integral e profissional para a competência, através de cursos de Graduação e extensão, nos quais professores e alunos capacitam-se a servir a sociedade, contribuindo na análise e solução dos problemas.
    • Na qualidade do ensino – Assegurar a melhoria contínua da qualidade do ensino, através do incentivo e do desenvolvimento do conhecimento relacionado aos cursos de graduação e pós-graduação (em conformidade ao Regimento da FADIMAB) na área de Administração, da tecnologia educacional, bem como de formas participativas de avaliação e de reformulação do processo de ensino-aprendizagem.
    • Na pesquisa – Promover à produção científica, voltada às áreas de excelência, visando à melhoria do ensino e o atendimento das necessidades regionais, através de atividades de pesquisa, extensão, cursos, eventos científicos, palestras, visitas técnicas, seminários, que proporcionem uma complementação à formação do egresso.
    • Na extensão – Promover a prática criativa da integração com a comunidade, através de programas de educação continuada, atividades culturais e serviços comunitários definidos a partir da prospecção e da avaliação crítica das demandas sociais internas e externas.
    • Nos recursos humanos – Preparar e formar um quadro docente e não docente qualificado, comprometido, em nível pessoal e grupal com a missão, disposto ao aprendizado contínuo e dedicado seriamente ao aluno, razão de ser do Projeto Pedagógico Institucional da FADIMAB.
    • Na organização – Manter um sistema organizacional eficiente (mínimo e suficiente), flexível e adequado às necessidades das suas áreas de atuação.
    • Na autonomia – Garantir a autonomia institucional e autossustentável dos seus empreendimentos.
    • Nas parcerias e intercâmbios – Ser parceiro do mundo empresarial e de outros tipos de organização, na formação de recursos humanos, para a troca de experiências e a prática do diálogo entre os diversos tipos do saber e fazer humano e em programas conjuntos de utilização cooperativa dos recursos e publicações interinstitucionais.
    • Na profissão – Formar profissionais aptos a responder à demanda da cidadania e do desenvolvimento econômico e científico, a partir da área de administração, desenvolvendo sua capacidade empreendedora e criativa.

O Curso de Administração pretende formar um profissional com sólida base teórico-científica, que seja capaz de problematizar a realidade da administração, em nível nacional e internacional, e contribuir de forma crítica, reflexiva e criadora para a construção da sociedade. Esse profissional será especializado, porém flexível, aberto a mudanças e desejoso de uma participação no encaminhamento do processo como iniciador, orientador e coordenador dos esforços de toda a comunidade. Um profissional formado em Administração poderá assumir funções que exijam competência para lidar com as várias áreas da Ciência da Administração;
Portanto, deve desenvolver durante o curso as competências e habilidades necessárias para operar sobre esse objeto.
Esse profissional deve ser compromissado com a ética, com a responsabilidade social e com as consequências de sua atuação profissional. Deve ter ainda capacidade para resolver problemas, tomar decisões, trabalhar em equipe e comunicar-se dentro da multidisciplinaridade dos diversos saberes que compõem a formação do profissional da administração e ter ainda desenvolvido o senso crítico necessário para compreender a importância da busca permanente de atualização profissional.

2. EQUIPE DOCENTE DO CURSO

 

NOME: Augusto José da Paz Carvalho

Graduação: 
Graduação em Administração. 1986. Faculdade de Ciência da Administração do Limoeiro, FACAL.
Pós-Graduação: 
Mestrado Profissional Gestão Empresarial. Associação Educacional Boa Viagem – AEBV em 2014.
Mestrado em Planejamento e Gestão Organizacional. 1996. Universidade Autônoma de Madri, UAM, Espanha.
Especialização em Organização, sistemas e Métodos. 1990. Universidade de Pernambuco – UPE. 

NOME: Gustavo Boudoux de Melo 
Graduação: 
Bacharel em Administração de Empresas – Universidade Católica de Pernambuco, 2003
Pós-Graduação: 
Mestre em Administração – Faculdade Boa Viagem (FBV – Wyden), 2008.
Especialização em Logística Estratégica – Universidade Católica de Pernambuco, 2006.
MBA em Gestão Empresarial – Fundação Getúlio Vargas (FGV), 2005.
NOME: Henrique John Pereira Neves 

Graduação: 
Graduação em Administração. Faculdade Estácio do Recife, 2018.
Graduação em Direito. Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, 2008.
Graduação em Engenharia Química. Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, 2003.
Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA – Formação Pedagógica em Matemática. FACULDADE DE
FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE BOA ESPERANÇA, FAFIBE, 2020.
Graduação em COMPLEMENTAÇÃO PEDAGÓGIA DE DOCENTES – LICENCIATURA EMQUÍMICA. Faculdade
Geremário Dantas, FGD, 2019.
Pós-Graduação: 
Doutorado em Engenharia Química. Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, 2015.
Mestrado em Engenharia Química. Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, 2008.
Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. (Carga Horária: 680h). Universidade Cruzeiro do Sul,
UNICSUL, 2020.
Especialização em Libras – Lingua Brasileira de Sinais. Universidade Salgado de Oliveira (PE), UNIVERSO, 2013.
Especialização em Direito Público. Faculdade Estácio do Recife, 2011.

NOME: Karine Rosália Felix Praça Gomes
Graduação: 
Graduação em Ciências Contábeis. Centro Universitário Boa Viagem, UNIFBV. 2006.
Graduação em Letras – Inglês. 1999. Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru, FAFICA.
Pós-Graduação: 
Mestrado Profissional em Gestão do Desenvolvimento Sustentável. UPE, 2021.
Especialização em Auditoria e Contas Públicas. 2012. Centro Universitário Boa Viagem, UNIFBV.
NOME: Lusinete Melo de Paiva
Graduação: 
Graduação em Ciências Contábeis. Faculdade Estácio do Recife, Estácio FIR. 2020.
Graduação em Ciências Econômicas. 1997. Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP.
Pós-Graduação: 
Mestrado profissional em Engenharia de Produção. 2005. Universidade Federal de Pernambuco, UFPE.
Especialização em MBA Auditoria Digital e Direito Tributário. 2019. Boa Sorte, Sabedoria E Prosperidade, BSSP.
Especialização em Educação do Nível Superior. 1999. Faculdade de Ciências Humanas ESUDA
NOME: Marcos Antônio da Costa Vieira 
Graduação: 
Graduação em Química Industrial. Universidade Federal da Paraíba, UFPB, 1985.
Pós-Graduação: 
Especialização em Metodolodia do Ensino Superior. Faculdade de Formação de Professores de Goiâna, FFPG, 1998.
NOME: Maria Cristina Camarotti da Silva Bastos 
Graduação: 
Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP em 1979.
Pós-Graduação: 
Especialização em Administração Escolar e Planejamento Educacional pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE em 1999.
Especialização em Psicopedagogia pela Universidade de Pernambuco –UPE em 2001.
Especialização em Educação, Desenvolvimento e Políticas Educativas pela Universidade Lusófona de
Humanidades e Tecnologia, ULHT, Lisboa – Portugal – ULHT em 2003.
Mestrado em Linguística e Ensino pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB – PB em 2015.
NOME: Roberto Dantas Brandão Júnior
Graduação: 
Graduação em Administração de Empresas com Habilitação Em Finanças. 2003. Sociedade de Ensino Superior de Alagoas – SESAL, FAL. 
Pós-Graduação: 
Mestrado em Administração. 2006. Universidade Federal da Paraíba, UFPB
NOME: Tieta Tenório de Andrade Bitu 

Graduação: 
Graduação em DIREITO. Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, 2012.
Pós-Graduação:  
Mestrado em Direito. Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, 2019.
Especialização em Direito Constitucional Aplicado. Faculdade de Direito Professor Damásio de Jesus, 2013.

3. OBJETIVOS

3.1 Objetivo Geral

O curso de Bacharelado em Administração da FADIMAB tem como objetivo a formação de profissionais com capacidade de compreender o meio social, político, econômico e cultural em que se encontra inserido, bem como a formação técnica e científica que o habilite a conhecer e intervir no campo da administração das organizações, através do desenvolvimento de um conjunto de habilidades e de conhecimentos específicos desta prática profissional, em consonância com as mudanças mundiais, nacionais e locais.

3.2 Objetivos Específicos

    • Fornecer à sociedade administradores qualificados no processo de desenvolvimento econômico e social e à compreensão adequada da conjuntura local, nacional e internacional, alinhado aos valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional;
    • Desenvolver uma nova concepção da administração, adequada a um novo paradigma de relações sociais, políticas, econômicas e culturais, com profissionais cuja formação humanística e visão global os habilite a tomada de decisões no meio a que estão inseridos;
    • Relacionar a formação técnica e científica do acadêmico à realidade das organizações e às demandas mundial, nacional e regional;
    • Promover a formação de líderes e de empreendedores, dentro de uma abordagem crítica das estruturas organizacionais, capacitando-os a atuar em equipes multidisciplinares; e,
    • Discutir e promover a compreensão e a necessidade do permanente aperfeiçoamento profissional, incentivando o processo de autocrítica e de transformação, visando ao desenvolvimento da autoconfiança.
4. MATRIZ CURRICULAR ATUAL

1º PERÍODO

DISCIPLINAS CH Teórica CH Prática Total Crédito
Introdução à Administração 60 60 04
Elementos de Informática 30 30 60 04
Leitura e Interpretação de Textos 60 60 04
Introdução à Economia 60 60 04
Filosofia 30 30 02
Sociologia das Organizações 30 30 02
TOTAL: 270 30 300 20

2º PERÍODO

DISCIPLINAS CH Teórica CH Prática Total Crédito
Teoria Geral da Administração 60 60 04
Matemática 60 60 04
Redação de Textos aplicados 60 60 04
Inglês Instrumental 30 30 02
Economia Brasileira 60 60 04
Noções de Direito 30 30 02
TOTAL: 300 300 20

3º PERÍODO

DISCIPLINAS CH Teórica CH Prática Total Crédito
Administração Socioambiental 60 60 04
Matemática Financeira 60 60 04
Contabilidade Básica 60 60 04
Metodologia da Pesquisa Científica 60 60 04
Psicologia das Organizações 30 30 02
Ciências Políticas 30 30 02
TOTAL: 300 300 20

4º PERÍODO

DISCIPLINAS CH Teórica CH Prática Total Crédito
Administração de Sistema de Informação 60 60 04
Estatística 60 60 04
Administração de Recursos Humanos 60 60 04
Administração de Custos 60 60 04
Direito Trabalhista e Previdenciário 30 30 02
Comunicação Empresarial 30 30 02
TOTAL: 300 300 20

5º PERÍODO

DISCIPLINAS CH Teórica CH Prática Total Crédito
Análise das Demonstrações Contábeis 60 60 04
Logística de Suprimentos 60 60 04
Organização, Sistemas e Métodos 60 60 04
Desenvolvimento de Recursos Humanos 60 60 04
Administração Pública 30 30 02
Direito Fiscal e Tributário 30 30 02
TOTAL: 300 300 20

6º PERÍODO

DISCIPLINAS CH Teórica CH Prática Total Crédito
Administração Financeira e Orçamentária 60 60 04
Logística de Distribuição 60 60 04
Administração Mercadológica 60 60 04
Empreendedorismo 30 30 02
Raciocínio Lógico Aplicado 60 60 04
Planejamento Estratégico 30 30 02
TOTAL: 300 300 20

7º PERÍODO

DISCIPLINAS CH Teórica CH Prática Total Crédito
Administração de Vendas e Varejo 60 60 04
Marketing Contemporâneo 60 60 04
Administração de Produção e Operações 60 60 04
Teoria dos Jogos Aplicados à Administração 30 30 02
Eletiva I 30 30 02
Trabalho de Conclusão de Curso I 30 60 90 06
Estágio Supervisionado I 30 150 180 12
TOTAL: 300 210 510 34

8º PERÍODO

DISCIPLINAS CH Teórica CH Prática Total Crédito
Gestão da Qualidade 60 60 04
Gestão e Liderança Empresarial 60 60 04
Ética Geral e Profissional 60 60 04
Gestão de Serviços 30 30 02
Eletiva II 30 30 02
Trabalho de Conclusão de Curso II 30 60 90 06
Estágio Supervisionado II 30 150 180 12
TOTAL: 300 210 510 34

DISCIPLINAS ELETIVAS ATUAIS DO CURSO

DISCIPLINAS CH Teórica CH Prática Total Crédito
LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais 30 30 02
Gerenciamento de Projetos 30 30 02
Gestão da Inovação 30 30 02
Educação Ambiental 30 30 02
Educação, História e Cultura Afrobrasileiras e Indígenas 30 30 02
Dinâmica de Grupo Aplicado 30 30 02
Organização e Gestão Escolar 30 30 02
Legislação da Educação Brasileira 30 30 02

CARGA HORÁRIA TOTAL ATUAL DO CURSO

DISTRIBUIÇÃO GERAL CARGA HORÁRIA CRÉDITOS
Disciplinas Obrigatórias (incluindo as Eletivas): 2.280 152
Trabalho de Conclusão de Curso: 180 012
Estágios Supervisionados: 360 024
Atividades Complementares: 210 014
TOTAL: 3.030 202
5. PERFIL PROFISSIONAL

Segundo as diretrizes curriculares, o bacharel em Administração deve ter capacidade para compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e de seu gerenciamento, observados os níveis graduais do processo de tomada de decisão, bem como para desenvolver gerenciamento qualitativo e adequado, revelando a assimilação de novas informações e apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes, nos vários segmentos do campo de atuação do administrador.

O profissional formando em Administração da FADIMAB deverá:

    • Ter sólida formação básica: forte ênfase nos conhecimentos básicos, teóricos e práticos, visando fornecer fundamentos sólidos onde o profissional encontre sustentação para desenvolvimento de um processo de educação continuada.
    • Ser empreendedor: seja na identificação e criação de novos negócios, seja dentro da organização em que trabalha como profissional crítico, inovador, participativo e construtivo.
    • Ser capacitado para a gestão: tanto no planejamento como na organização e gestão de novos negócios, com ênfase na capacitação para identificação e exploração de oportunidades regionais de negócios, principalmente na área de serviços.
    • Ser educado emocionalmente: para o bom aproveitamento da sua inteligência na gestão das relações intrapessoais e interpessoais.
    • Ser eterno aprendiz: conscientizado e convencido que dada a velocidade do avanço do conhecimento é necessário investir continuamente no auto desenvolvimento, isto é, o processo de aprendizagem é sem fim.

Espera-se dos alunos do Curso de Administração da FADIMAB, enquanto cidadão no mundo contemporâneo o desenvolvimento de competências e habilidades gerais de saber pensar, saber escutar, aprender a aprender, lidar com a alteridade, lidar com as tecnologias contemporâneas, ter iniciativa para resolver problemas, ter capacidade para tomar decisões, ser criativo, ser autônomo, estar em sintonia com a realidade contemporânea e ter responsabilidade social. Além de propiciar o desenvolvimento desses conhecimentos e habilidades mais gerais, é necessário que o currículo do Curso desencadeie a construção de competências e habilidades específicas como:

    • Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada
      de decisão.
    • Desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais.
    • Refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento.
    • Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais.
    • Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional.
    • Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidiana para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável.
    • Desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações.
    • Desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais

No entanto, para atingir o perfil desejado, além das competências e habilidades
citadas acima, o egresso do Curso de Administração da FADIMAB precisa:

    • Tomar decisões a partir de uma visão sistêmica social e técnica das organizações.
    • Identificar dificuldades como oportunidades, lidar e propor soluções em processos de mudança.
    • Raciocinar lógica, crítica e analiticamente.
    • Coordenar equipes de trabalho e liderar.
    • Gerir organizações de forma estratégica e inovadora.
    • Desenvolver capacidade para atuar nas áreas de Administração Financeira e Orçamentária, Administração Estratégica, Administração de Materiais, Produção e Logística, Administração de Vendas e de Marketing, Administração de Recursos Humanos, Administração Pública e Privada e Administração de Sistemas de Informações.
    • Utilizar as informações contábeis para diagnosticar à situação econômico-financeiro da organização e orientar a tomada de decisão.
REQUISITOS PARA ACESSAR O CURSO

O acesso ao curso é por meio de vestibular ou nota do ENEM.
Carga horária total do curso atual: 3.030 horas 
Turno: Noturno
Coordenador: Gustavo Boudoux de Melo
E-mail institucional: gustavo.melo@ffpg.edu.br